Curso de Formação Musical (Infantil)
Curso Infantil Escola Villa-Lobos
Alunos do Curso Infantil têm aulas de instrumentos, práticas de conjunto, percepção e teoria musical. (Foto: Matheus Correia)

O Curso de Formação Musical (Infantil) é destinado ao desenvolvimento do conhecimento e competência técnica do instrumento musical por meio de diversas atividades que visam uma formação global em nível elementar. É formado por dois módulos que oferecem um conteúdo programático composto de disciplinas práticas, teóricas e perceptivas que, juntas, darão solidez à formação integral do aluno.

As disciplinas práticas serão oferecidas de duas maneiras: através das aulas de instrumento, realizadas individualmente e/ou em pequenos grupos, seguindo critérios pedagógicos específicos; e, através das Práticas de Conjunto, nas quais o aluno terá oportunidade de aprimorar a prática do repertório com os demais alunos(as) do curso.

As habilitações instrumentais oferecidas são: Guitarra, Violão, Flauta Transversa e Piano. A disciplina de teoria e percepção musical busca aprimorar a escuta, leitura e escrita musical com atividades lúdicas variadas, adaptadas à linguagem infantil. 

Todas as disciplinas do Curso de Formação Musical são cumpridas em regime sequencial, sendo obrigatório ao aluno estar matriculado em todas as disciplinas do ano letivo.

Público Alvo: Crianças com idade mínima de 9 anos de idade que estejam cursando o 4º ano do Ensino Fundamental.

ESTRUTURA

Módulo 1
Disciplinas:
Introdução à Teoria e Percepção (ITP) – 1º, 2º e 3º ano. 
Prática Instrumental – 1º, 2º e 3º ano.
Prática de Conjunto – 1º, 2º e 3º ano.
Duração: 3 anos.

Módulo 2
Disciplinas: 
Linguagem Musical (LIM) – 1º,  2º e 3º ano
Prática Instrumental – 1º, 2º e 3º ano.
Prática de Conjunto – 1º, 2º e 3º ano.
Duração: 3 anos

INGRESSO

Anualmente a Escola de Música Villa-Lobos divulga o edital de ingresso com as informações para participar do sorteio público. O responsável do candidato deve ler atentamente as informações para realizar a inscrição. Não é preciso ter conhecimento formal em música. Acompanhe as informações divulgadas neste site e nas redes sociais.

Confira como foi o Edital 2022 (inscrições encerradas):

Edital 2022 - Curso de Formação Musical (Infantil)