Apresentação
Museu Sacro Franciscano Escola de Música Villa-Lobos

A Escola de Música Villa-Lobos é uma instituição pública de ensino que existe desde 1962, vinculada à Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro (FUNARJ), que pertence à Secretaria de Estado de Cultura do Governo do Rio de Janeiro.

Sua função social é oferecer o ensino musical para a população fluminense por meio de cursos de formação e livre, além da formação técnica-profissional em nível médio por meio de curso técnico profissionalizante.

A Escola de Música Villa-Lobos possui sua sede situada no Corredor Cultural do Centro da Cidade do Rio de Janeiro, e também possui, em seus Polos Avançados pelo interior do estado do Rio de Janeiro, nos municípios de Armação dos Búzios, Cachoeiras de Macacu, Conceição de Macabu, Miracema, Paracambi e Teresópolis.

Saiba mais sobre nossos cursos:
Curso Básico
Curso Básico (Terceira Idade)
Curso Técnico
Curso de Formação Musical (Infantil)

A Escola de Música Villa-Lobos está instalada em um prédio de quatro andares, com 29 salas de aula devidamente equipadas para aulas individuais e coletivas. Algumas salas, com porte maior, são adequadas para as aulas de prática de conjunto, ensaios dos grupos e para disciplinas teóricas. Tem um acervo de instrumentos musicais de todas as famílias (cordas  dedilhas e friccionadas, metais, madeiras, percussão popular e sinfônica, teclas, entre mais de 20 tipos distintos) para estudo, ensaios e aulas, com destaque para 27 pianos, sendo dois de cauda. Também conta com salas de aula adaptadas para o ensino para crianças. 
 
Auditório Guerra-Peixe
 
Espaço adequado para apresentações musicais, debates, masterclasses, workshops, e gravações profissionais.
 
Capacidade para 100 pessoas.