Em breve: Curso de Percussão Sinfônica com Eliseu Moreira
Eliseu Moreira e seu Workshop de Percussão Sinfônica na Escola Villa-Lobos

Eliseu Moreira, o Batera Carioca, anunciou em seu Workshop de Percussão Sinfônica, a abertura em breve de curso para percussionistas sinfônicos. 

O objetivo do workshop gratuito foi demonstrar a jovens músicos os caminhos para formação profissional do percussionista sinfônico, e apresentar o Curso de Percussão Sinfônica com o professor Eliseu Moreira, com abertura de inscrições previstas para o mês de Maio de 2022.

O Workshop de Percussão Sinfônica com Eliseu Moreira foi uma oportunidade única para estudantes de percussão e demais músicos interessados por orquestras sinfônicas e em conhecer de perto os instrumentos que integram o que se denomina percussão sinfônica, suas aplicações, estudos, e a preparação do músico para o mercado de trabalho e na atuação em orquestras, bandas sinfônicas, dentre outros, inclusive para gêneros populares. 

A percussão sinfônica envolve instrumentos diversos, e o workshop apresentará os principais, a caixa clara, os teclados barrafônicos, tímpanos, e instrumentos complementares, como o triângulo e o pandeiro sinfônico. O encontro também trará a aplicação prática, com músicos convidados, ex-alunos de Eliseu Moreira e da Escola de Música Villa-Lobos.

 

Eliseu Moreira é um dos principais nomes da Percussão Sinfônica do Rio de Janeiro.
Eliseu Moreira é um dos principais nomes da Percussão Sinfônica do Rio de Janeiro. 

Eliseu Moreira, o Batera Carioca, é um dos grandes nomes da história da Percussão Sinfônica do Rio de Janeiro, tendo sido músico da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal por 36 anos como percussionista principal, timpanista e chefe de naipe, participando de grandes espetáculos com nomes como o tenor Plácido Domingo, o trompetista Wynton Marsalis e a cantora Bibi Ferreira. Ao longo da carreira, foi também músico convidado de outras importantes orquestras, como a Orquestra Sinfônica Brasileira, onde acompanhou nomes como o pianista Wagner Tiso, o cantor Milton Nascimento, e o trompetista Arturo Sandoval, além da Orquestra Petrobras Sinfônica, onde tocou com o maestro Roberto Tibiriçá. Atuou por seis anos na Orquestra Sinfônica da UFRJ, sendo também professor do curso de extensão de bateria da mesma universidade por três anos. Com a Orquestra Pop Sinfônica, tocou com Água de Moringa e Monarco. Integrou especiais da TV Globo com Beth Carvalho, Dudu Nobre, dentre outros. Foi músico da banda da antiga TV Rio de 1974 a 1978, onde acompanhou nomes como Alcione, Ângela Maria, Jerry Adriani e João Roberto Kelly. Seus últimos trabalhos são a ópera de Altay Veloso, "Alabê de Jerusalém", como timpanista e líder do naipe da percussão sinfônica, e também no "Concerto Negro", com o Maestro Leonardo Bruno da Orquestra Filarmônica do Rio de Janeiro, em espetáculo com Martinho da Vila. Eliseu Moreira é formado na Escola de Música Villa-Lobos em 1982, onde teve aulas de teclados barrafônicos com Hugo Tanini, tímpano com José Cláudio das Neves, e caixa clara com Edgar "Bituca" Nunes Rocca.

O workshop com Eliseu Moreira ocorreu no dia 28 de abril de 2022, marcando o retorno dos eventos presenciais no Auditório Guerra-Peixe, que fica no segundo andar da Escola de Música Villa-Lobos.

A Escola de Música Villa-Lobos é um espaço da FUNARJ.