Perguntas Frequentes

1) A EMVL é pública?

Sim. A EMVL é uma instituição pública, vinculada à FUNARJ (Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro), que pertence à Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

2) Quais são os cursos oferecidos pela EMVL?

A Escola de Música Villa-Lobos possui quatro tipos de cursos: 

 - Curso de Formação Musical (Infantil)
 - Curso Básico em Música (Leia Brasil)
 - Curso Técnico
 - Curso Básico em Música para Terceira Idade (Leia Brasil)

3) Quais cursos são gratuitos na EMVL?

O Curso de Formação Musical (Infantil) e o Curso Técnico.

4) Quais os cursos são pagos na EMVL?

O Curso Básico em Música e o Curso Básico em Música para Terceira Idade, ambos oferecidos em convênio com a Leia Brasil.

5) Por que o Curso Básico é pago?

O Curso Básico possui uma taxa semestral de manutenção do curso e pagamento de seus professores. O valor do curso está abaixo do oferecido em média no mercado do ensino musical no Rio de Janeiro.

6) O Curso Básico possui bolsas de estudos? Se sim, como faço para conseguir?

Sim, o Curso Básico oferece a possibilidade de bolsas de estudos conforme carência ou mérito. Para solicitar, é preciso preencher requerimento diretamente no site do Curso Básico (Leia Brasil).

7) É necessário ter instrumento próprio?

Sim. A EMVL só empresta instrumentos em casos excepcionais, como piano, bateria e contrabaixo acústico. 

8) Quais são os dias e os horários das aulas?

A Escola de Música Villa-Lobos oferece aulas de segunda a sexta-feira, de 8h às 21h, e sábado, de 8h ás 14h. O aluno tem conhecimento de sua grade de horários após a realização da matrícula. Para saber a disponibilidade de turmas, é preciso entrar em contato com a Secretaria do curso desejado.

9) Quando abrem as inscrições?

Os cursos Infantil e Técnico abrem as inscrições em seus respectivos editais sempre a partir do mês de Dezembro de cada ano. Os editais são publicados nos canais informativos da EMVL e da FUNARJ.

O Curso Básico em Música abre inscrições duas vezes ao ano, a partir dos meses de Janeiro e Junho, podendo estender o prazo de inscrições até o início das aulas.

10) Há prova de nivelamento para ingressar?

Sim. No Curso Básico é possível escolher ingressar no Módulo 2 mediante uma avaliação de nivelamento. Não existe prova de nivelamento tanto no Curso Infantil quanto no Curso Técnico.

11) Há possibilidade de mudança de período caso tenha muita facilidade no aprendizado?

Sim. No Curso Básico é possível a mudança de período se a Coordenação notar facilidade incomum no aprendizado do aluno.

12) Posso trocar de instrumento ao longo do curso?

O Curso Formação Musical permite apenas a troca de instrumento no segundo ano do Módulo I, dependendo de uma avaliação criteriosa, e o aluno poderá trocar o seu instrumento inicial para canto, clarineta, saxofone, trompete ou violoncelo. 

O Curso Básico permite a troca de instrumento até o terceiro período, apenas uma vez. O aluno, porém, não irá receber o certificado de conclusão de curso, mas apenas uma declaração das disciplinas cursadas.

O Curso Técnico não prevê troca de habilitações (instrumentos, Arranjo Musical ou Produção de Áudio). O candidato só poderá ingressar e cursar uma habilitação por cada prova de ingresso. Ou seja, ele não poderá trocar de instrumento ao longo do curso.

13) A EMVL aceita matrícula de alunos portadores de necessidades especiais?

A Escola aceita matrículas de alunos portadores de necessidades especiais, porém não é uma instituição especializada. É preciso informar quais as necessidades do aluno para a EMVL avaliar as possibilidades de incluí-lo na turma.

14) A EMVL confere certificado após a conclusão total do curso?

Sim. A EMVL confere certificado ao término de todas as modalidades de seus cursos.

15) A EMVL oferece possibilidade dos alunos se apresentarem ao público?

Sim. Os Grupos Artísticos Representativos são formados por alunos da EMVL  e possuem uma agenda de apresentações de acordo
com a demanda.

16) A EMVL só existe na cidade do Rio de Janeiro?

A EMVL possui Polos Avançados em outros municípios do Estado do Rio de Janeiro: Armação dos Búzios, Cachoeiras de Macacu,
Conceição de Macabu, Miracema, Paracambi e Teresópolis.

Se você quiser enviar alguma pergunta para nós, escreva para o endereço eletrônico: emvl@funarj.rj.gov.br