Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio
Curso Tecnico Escola de Musica Villa-Lobos

O Curso Profissional de Nível Técnico da Escola de Música Villa-Lobos destina-se a oferecer a capacitação técnica e profissionalizante do aluno, proporcionando a transição entre a escola e o mercado de trabalho, capacitando jovens e alunos egressos do Ensino Médio, com conhecimentos, habilidades e competências que permitam o exercício de atividades produtivas no campo da Música.

Com uma duração mínima de 3 (três) anos e máxima de 4 (quatro) anos, o Curso Profissional de Nivel Técnico da Escola de Música Villa-Lobos possui três tipos de disciplinas: as Gerais, as Optativas e as Específicas. 

HABILITAÇÕES OFERECIDAS:

Regência instrumental; Regência coral; Composição e arranjo musical; Clarineta; Saxofone; Piano; Violão; Bandolim; Guitarra; Violino; Viola; Violoncelo; Canto; Documentação Musical.

As disciplinas Gerais são comuns a maior parte dos cursos, constituindo um eixo de formação básica do aluno, e possuem carga horária de 2 (duas) horas semanais. As disciplinas Optativas são disciplinas que não fazem parte da carga horária obrigatória de nenhum curso, e que não podem substituir nenhuma destas, sendo cursadas por livre escolha do aluno, e, de acordo com seu interesse e necessidades particulares. As disciplinas Específicas são voltadas às demandas inerentes a cada habilitação, para as quais são oferecidas em caráter obrigatório; é permitido, porém, aos alunos de outras habilitações, obter acesso às mesmas sob o regime de disciplinas optativas, obedecendo aos devidos critérios de oferta de vagas e disponibilidade. Com exceção de Piano Complementar I e II, que possui carga horária de 1 (uma) hora, as disciplinas específicas serão ministradas em aulas de 2 (duas) horas por semana. 

DISCIPLINAS:

Disciplinas Gerais    
    Percepção Auditiva            
    História e Música popular 
    História da Música clássica 
    Pratica de Conjunto            
    Harmonia                  

Disciplinas Específicas/Optativas    
    Instrumentos I, II e III 
    Canto I, II e III 
    Arranjo e Composição 
    Arranjo I e II 
    Composição I e II 
    Regencia I, II e III 
    Regencia Coral I, II e III
    Piano complementar I e II
    Fisiologia da voz e expressão vocal
    Prática de montagem de espetáculo musical I e II
    Montagem de Recital Final
    Análise musical
    Documentação e pesquisa I, II e III
    Improvisação


O Curso Profissional de Nível Técnico tem carga horária mínima de 800 horas (incluindo-se a realização do projeto final de curso), mais horas de estágio, se necessário, que serão sugeridas pelo orientador de projeto ou propostas pelo próprio aluno, a fim de obter conhecimentos e habilidades que promovam as condições necessárias para a realização de seu projeto de final de curso, além de desenvolver as competências específicas do futuro profissional.
 

Editais antigos:

Curso Técnico 2022 (inscrições encerradas)